quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

EXPOSIÇÕES

 Exposições individuais
o francês Albert Foolmoon, é um verdadeiro activista da cena independente: é ilustrador (ver resenha de um livro seu aqui), editor sob o nome Lézard Actif, promove as acções do DIY internacional através do site DIYzines, o evento Salon Fai-le Toi-même e a livraria / galeria Super Cagibi. Para completar este ramalhete, Foolmoon adora Lisboa, tanto que em 2008 quando nos visitou pela primeira vez até fez um livro sobre a street-art portuguesa (ver aqui).



















o sueco Mattias Elftorp é o artista / escritor anarquista da série pós-apocalíptica e cyberpunk Piracy is Liberation e parte do duo Wormgod. Faz exposições sobre os horrores da sociedade capitalista, foi um dos fundadores e editores da revista / colectivo C'est Bon Anthology, sendo responsável actualmente pela colecção Dystopia. Recentemente organizou o festival de bd Alt Com, em Malmö, dedicado ao tema "Sexo & Guerra".



Luís Henriques (1973, Lisboa)
Faz ilustração infantil: A Verdadeira História da Alice, A Família dos Macacos, Os miúdos do piolho / Os piolhos do miúdo, com textos de Rita Taborda Duarte e A Canção dos Piratas com texto de João Pedro Mésseder, (obras editadas pela Caminho).
Faz Banda Desenhada: desenhou Tratado de Umbrografia, o primeiro álbum da série Black Box Stories com argumento de José Carlos Fernandes.
Publicou o livro Babinski pela Imprensa Canalha e participou em eventos colectivos de ilustração como Zurzir o Gigante, Tenho Visto Carteiristas ou Laica no Espaço.
É formador convidado do Curso de Banda Desenhada do CIEAM.



José Feitor (1972, Coimbra) Professor, ilustrador e editor. Foi responsável pelo fanzine Zundap. Impulsionou uma série de projectos ligados à divulgação das artes gráficas como as exposição Zurzir o Gigante (Interpress, 2005) e Furacão Mitra (Interpress, 2008), assim as várias iniciativas levadas a cabo pela organização da Feira Laica. Criou e dirige o projecto editorial Imprensa Canalha. É membro fundador da Associação de artes gráficas Oficina do Cego.

Ana Biscaia (1978) é ilustradora e designer gráfica. Estudou design de comunicação na U. Aveiro, ilustração na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design (Estocolmo). Em 2010 foi distinguida pelo júri do Prémio Nacional de Ilustração pelo livro "Poesia de Camões para todos". Tem colaborado com diversas editoras portuguesas e suecas. O livro "O Carnaval dos Animais" foi seleccionado pelo júri do prémio TITAN Illustration in Design.
Este ano participou na nova antologia da Chili Com Carne, Destruição ou bandas desenhadas sobre como foi horrível viver entre 2001 e 2010 e ainda no jornal alemão Jungle World.














e ainda a búlgara Mina Angelova, residente em Portugal há 15 anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário